terça-feira, 19 de julho de 2011

A Culpa é Sua!

Este post, trata-se de mais um texto que eu escrevi algum tempo atrás; uma redação para o provão da minha escola, e tem o objetivo de esclarecer um pouco sobre quem é o verdadeiro culpado pela displicência do povo brasileiro, em relação a língua portuguesa.

















Evidencia-se nos últimos anos, a decadência da comunicação escrita e falada entre os brasileiros no seu próprio idioma. Será que é possível indicar o culpado por este "incidente"?

Como num jogo de "empurra-empurra", ninguém assume sua parcela de culpa. O aluno diz que são os professores que não ensinam; os professores reclamam que a escola não os dá liberdade para ensinar; as escolas dizem que o causador disso é a Secretaria da Educação que não oferece recursos e, desta forma, a responsabilidade fica ao "deus-dará".

Ressaltando que essa dificuldade de expressão não está relacionada a classe social; muitas vezes, por algum descuido, são divulgados, em diversos lugares, como na internet, por exemplo, erros gráficos e textos desconexos que são elaborados por pessoas muito afortunadas, sendo que o contrário também é verdadeiro.

Então, com essas observações, é possível concluir que a falta de interesse é o principal causador de variadas "pérolas" da língua portuguesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário