segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Dignidade Está na Prática do Bem


Como primeiro TEXTO do meu/nosso blog, quero expor meu pensamento sobre a dignidade... isso, sobre essa virtude muito esquecida em nossa sociedade.
Cheguei a essa conclusão, após uma aula de Ética e Cidadania Organizacional, lecionada pelo Professor Alcindo Daniel Favero (um exemplo para mim).



Ao analisar a nossa sociedade, sem muito esforço percebemos que 99% das pessoas que a compõe tem o intuito de possuírem/criarem uma virtude chamada DIGNIDADE. Porém, um ponto de interrogação surge na mente de várias pessoas sobre como construírem essa virtude.

A dignidade é basicamente construída pela prática do bem, que este, de tanto ser praticado, torna-se parte de nossa personalidade e caráter. Quando essa "automatização" do bem passar a fazer parte do nosso dia-a-dia, é sinal de que atingimos um alto nível de dignidade.

Porém, é evidente o fato de que a dignidade é um "gancho" que arrasta consigo outros quesitos importantes relacionados a convivência harmoniosa em sociedade. Podemos citar a Responsabilidade, que é o ato de tornar-se líder de si próprio e/ou de outros: individualizar o fracasso e tornar coletivo o sucesso; esse é o preço da grandeza.

O Respeito também é fruto da prática do bem, que é tratar as pessoas ao nosso redor, considerando-as importantes, e da forma como gostaríamos de ser tratados. Poderíamos citar também, o bom caráter, a justiça, a honestidade e tantos outros itens, mas com estes é possível entender a importância desta pratica em nossa vida.

Portanto, uma conclusão cabível é: Se muitas vezes nos tornarmos escravos de tantas coisas banais (televisão, internet, jogos, bebidas, tabaco, etc), por que não nos tornarmos "escravos" da pratica do bem e da dignidade?!





Nenhum comentário:

Postar um comentário